Leandro Silva

Leandro Silva

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

SERTÃO CENTRAL - Centro de tratamento recupera dependentes químicos em Quixeramobim

Centro de tratamento recupera dependentes químicos em Quixeramobim
O Centro de Tratamento a Dependência de Álcool e Outras Drogas, “Resgata-me de Vez”, mostra resultados positivos no município de Quixeramobim.
Em menos de um ano, sete pessoas já foram recuperadas pelo C.T.A.D. O centro tem capacidade para dez internos, hoje existem onze pessoas que estão sendo recuperados. Segundo o presidente do C.T.A.D., Juciliano de Queiroz, a procura por vagas é muito grande mas o centro ainda não tem como atender a todos que procuram tratamento.
Juciliano de Queiroz é policial militar a 17 anos, foi monitor de um projeto de recuperação de dependentes na cidade de Maracanaú e observou a falta de um centro de recuperação para essas pessoas no município de Quixeramobim.
Com o apoio de amigos e uma grande vontade em ajudar, enfrentou as dificuldades e há quase um ano comanda o C.T.A.D. O mesmo informou a nossa reportagem que tudo é doado por pessoas que acreditam no projeto e às vezes a dificuldade com os gastos não desanima, “temos um gasto mensal de mais de três mil reais, com aluguel, comida, atividades, água, energia e outras coisas do dia-a-dia. Recebemos algumas doações e vamos levando essa idéia a frente, infelizmente não temos como atender a todos que nos procura, isso é o que nos preocupa mais, pois vemos as pessoas em busca de tratamento e como não temos estrutura para receber a todos, ficamos tristes e preocupados”.
Segundo o mesmo, sete internos já foram recuperados, todos eles hoje estão longe das drogas e voltaram a ter um convívio social digno de um cidadão, “ temos orgulho de observarmos pessoas que quando entraram aqui não tinham nenhuma perspectiva de vida, hoje estão com a cabeça erguida e com vontade de levarem uma nova vida, sem drogas, álcool, ou qualquer outra dependência química”, completou o mesmo.
No C.T.A.D. os internos recebem aulas de violão, informática, cuidam de galinheiros, hortas. Os mesmos ainda estão sempre assistindo vídeos de auto-ajuda e participam de grupos de estudo da palavra com os pastores Jose Airton e Gustavo Monteiro.
Os cursos de informática estão sendo ofertados pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS, juntamente com o Instituto de Desenvolvimento do trabalho-IDT.
Cinco computadores foram doados para a entidade para a realização dos cursos. Segundo a instrutora dos cursos de informática, Naisa Aguiar, o intuito é contribuir com o tratamento dos internos, “com eles tendo acesso aos computadores terão uma perspectivas de vida melhor e será mais fácil a isenção no mercado de trabalho, aqui eles estão sendo incluídos no mundo digital, muitos deles não tinham nem chegado perto de um computador e hoje estão animados realizando varias tarefas antes complicadas para eles”.
O ex-interno e hoje um dos monitores, Wesley Nonato da Silva, 23 anos, comentou com a nossa reportagem que foi usuário de crack por seis anos e já estava no fundo do poço quando procurou ajuda do C.T.A.D. Ele foi um dos primeiros a ser recuperado, hoje é monitor e ajuda na recuperação de outros internos. Wesley disse que não conseguia mais viver sem droga, “eu não conseguia passar um dia sem usar drogas, já estava totalmente dependente, graças à ajuda que encontrei aqui estou completamente mudado, hoje sou outra pessoa e toda a minha familia sente orgulho de mim”, Wesley ainda comentou que usa seu próprio depoimento para mostrar aos que chegam que é possível mudar e largar o vicio.
Outro interno que está próximo de deixar o C.T.A.D. totalmente recuperado é Francisco Cleiton, 34 anos, que em um depoimento emocionado a nossa reportagem disse que conseguiu transformar sua vida, “hoje sou uma pessoa feliz, antes não tinha nenhuma perspectiva de vida, só queria saber de bebidas, agora estou recuperado e vou deixar o C.T.A.D. com uma nova visão de vida, mas retornarei para ajudar e colaborar com as pessoas que acreditaram em mim e deram esse voto de confiança”, segundo Cleiton, hoje ele olha pra sua filha e ver que ela sente orgulho do pai.
Como qualquer outra instituição sem fins lucrativos, o Centro de Tratamento a Dependência de Álcool e Outras Drogas, “Resgata-me de Vez”, também passa por dificuldades.financeiras . Segundo o presidente, Juciliano de Queiroz, qualquer pessoa pode realizar doações, basta entrar em contato com os mesmos.
Mais Informações:
Centro de Tratamento a Dependência de Álcool e Outras Drogas, “Resgata-me de Vez”
CE-060, Rodovia do Algodão, Km 212
Email- juciliano_@hotmail.com
Telefone: (88)9264-8729

Nenhum comentário:

Postar um comentário