Leandro Silva

Leandro Silva

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

INTERIOR - Açudes da bacia do Banabuiú continuam sangrando

Devem parar de sangrar até a próxima semana os açudes Quixeramobim e Fogareiro, no Sertão Central. Ambos são localizados em Quixeramobim e estão cheios desde o período chuvoso. Ao todo, no Ceará, ainda há cinco açudes sangrando.
A cheia dos açudes é um reflexo do bom inverno este ano, no Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Estado registrou chuvas no ano em torno da média, entre fevereiro e maio. Além disso as chuvas estão se prolongado até agosto.
Os açudes Fogareiro e Quixeramobim são responsáveis por abastecer parte do Sertão Central, garantindo água para a população em todo o ano. O Quixeramobim, com capacidade para 54 milhões de metros cúbicos, sangra desde 10 de março e tem lâmina hoje de 4 centímetros. Já o Fogareiro, com capacidade para 118 milhões de m³, está sangrando desde 19 de maio e tem lâmina de 6 centímetros.
"Os açudes chegaram a sua capacidade máxima e começam a perder força aos poucos", destaca a gerente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) em Quixeramobim, Telma Oliveira. Segundo ela, a previsão do orgão é que os açudes continuem sangrando até a próxima semana.
Mais de 130 açudes atualmente são monitorados pela Cogerh. Também estão sangrando os açudes Jaburu (Ubajara), Diamante (Coreaú) e Tijuquinha (Baturité).

FONTE:PORTAL VERDES MARES

Nenhum comentário:

Postar um comentário