Leandro Silva

Leandro Silva

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

‘Eixão’ das águas do Castanhão passa por reformas

Eixão das Águas passa por reformas para garantir o abastecimento.
O trecho II do Canal da Integração, ou Eixão das Águas, passa por obras de recuperação. Além da reforma na parede do canal, os técnicos da Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Cogerh) fazem a troca de acomplamento plástico de uma das comportas existentes no trecho entre Jaguaribara e Morada Nova. Também é realizada a manutenção elétrica e mecânica ao longo do canal. Assim, os técnicos querem evitar problemas no fornecimento de água para o Distrito Irrigado Tabuleiros de Russas (Distar) e empresas que fazem uso da água.
O trabalho de recuperação e manutenção do Eixão tem a responsabilidade da Gerência Regional da Cogerh de Limoeiro do Norte, à frente o gerente Francisco de Almeida Chaves, Hermilson Barros (coordenador do núcleo técnico), Adalberto Girão (supervisor operacional) e Jerciano Leitão (supervisor da estação de bombeamento.
ENTENDENDO: O Eixão constitui-se de um complexo de estação de bombeamento, canais, sifões, adutoras e túneis, que realizam a transposição das águas do Açude Castanhão para reforçar o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza, assim como do Complexo Portuário e Industrial do Pecém. O percurso estende-se ao longo de aproximadamente 200 km. O prolongamento do sistema adutor para a zona Oeste de Fortaleza, entre o Açude Gavião e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, perfaz cerca de 55 km adicionais, totalizando uma extensão de 255 km de canais e adutoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário